Metodologia

A metodologia e tutoria adotadas para a formação em Análise de Situação de Saúde para a Vigilância de Doenças e Agravos Não-transmissíveis (DANTs) são fundamentais para garantir uma experiência de aprendizado eficaz e significativa.

Neste curso, a abordagem do processo de ensino-aprendizagem baseia-se na construção do conhecimento pelo estudante, com mediação do professor tutor. Isso significa que os participantes serão incentivados a assumir um papel ativo no seu aprendizado, desenvolvendo habilidades empreendedoras, auto-gestão, criatividade e raciocínio crítico, além de integrar-se de forma dinâmica com o ambiente virtual de aprendizagem.

Além disso, a estrutura curricular foi cuidadosamente organizada para promover a interdisciplinaridade e a integração entre os diferentes temas abordados. Dessa forma, buscamos criar um ambiente de aprendizado flexível, significativo e alinhado com as demandas e desafios do mundo contemporâneo.

Para proporcionar essa interação e apoio necessários, utilizaremos a plataforma Moodle Ipê, uma ferramenta versátil e intuitiva que facilita a organização e o acesso aos materiais pedagógicos. Aqui, os participantes terão acesso a diversos recursos, como vídeos, textos e animações, que serão disponibilizados de forma acessível para download e impressão.

Cada turma será acompanhada por um professor tutor responsável por orientar e mediar as atividades ao longo do curso. Esse profissional estará disponível para fornecer suporte individualizado, esclarecer dúvidas e guiar os participantes em sua jornada de aprendizado, tanto nos momentos síncronos quanto assíncronos.

Os encontros síncronos serão realizados na plataforma Google Meet, proporcionando uma interação em tempo real entre participantes e professores. No contexto atual, em que os recursos virtuais desempenham um papel central na educação, a utilização de formatos de aulas síncronas e assíncronas torna-se essencial. As aulas assíncronas proporcionam flexibilidade e autonomia, permitindo que os participantes acessem o conteúdo no seu próprio ritmo e horário. Essa combinação de abordagens visa oferecer uma experiência de aprendizado adaptável e enriquecedora, atendendo às necessidades individuais de cada participante.