Apresentação
A Formação em Análise de Situação de Saúde para a Vigilância de Doenças e Agravos Não-transmissíveis (DANTs) tem como objetivo capacitar profissionais de Vigilância em Saúde para enfrentar os desafios das DANTs e contribuir para a promoção da saúde e bem-estar das populações. Destinado a gestores públicos e profissionais da saúde dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), esta formação é uma colaboração entre a Universidade Federal de Goiás e a CGDANT do Brasil, com financiamento do Fundo Nacional de Saúde.
A formação é composta por três etapas: Introdutória, Intermediária e Avançada. Os cursos Introdutório e Intermediário têm duração de 3 meses cada, com carga horária total de 80 e 72 horas, respectivamente. Já o curso Avançado, com duração de 8 meses, totaliza 156 horas. Destaca-se que a progressão para a próxima etapa é condicionada à aprovação nos cursos anteriores.
Adotando uma abordagem semipresencial, o curso combina aprendizado síncrono e assíncrono, utilizando plataformas como Google Meet para encontros síncronos, Moodle IpÊ UFG para ensino à distância e sessões presenciais em Brasília, Brasil.
Com esta qualificação, os profissionais serão capazes de identificar, descrever e prever cenários dos principais problemas de saúde relacionados às DANTs em suas populações. Além disso, poderão definir intervenções para prevenção e controle de riscos e agravos, orientando a alocação de recursos para agravos prioritários.
Acreditamos que esse processo contribuirá para a melhoria da eficiência e eficácia dos sistemas nacionais de saúde, fortalecendo a constituição de sistemas de saúde bem estruturados e alinhados com as metas de saúde e bem-estar propostas.