
Encerramento ASIS em DANTs
FORMAÇÃO AVANÇADA EM ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE EM DOENÇAS E AGRAVOS NÃO TRANSMISSÍVEIS (ASIS EM DANTS) ENCERRA CICLO COM APRESENTAÇÕES FINAIS
Nos dias 03 e 04 de setembro de 2025, ocorreu o encontro final da etapa avançada da Formação em Análise de Situação de Saúde em Doenças e Agravos Não Transmissíveis (ASIS em DANTs), realizado em parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG), sob coordenação da profa Dra Marta Rovery, e o Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DAENT) do Ministério da Saúde, representado neste encerramento por sua diretora Dra Letícia Cardoso. A atividade reuniu profissionais e técnicos de secretarias e ministérios da saúde do Brasil e dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
O encontro marcou a conclusão da formação, ocorrida em três etapas, e buscou qualificar profissionais em metodologias de vigilância, análise e planejamento em saúde, com ênfase nas Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs).
Apresentações finais e cooperação internacional
Durante os dois dias, foram apresentados 26 trabalhos finais e 54 concluintes, elaborados pelos participantes na forma de Planos de Ação, que refletem diagnósticos situacionais e estratégias para o enfrentamento das DANTs em diferentes realidades nacionais e locais.
As apresentações ocorreram em duas salas simultâneas, com a presença de avaliadores externos (dois em cada sala, em cada dia), assegurando um processo de apreciação qualificado e contribuindo com recomendações técnicas para a implementação dos planos.
A diversidade de experiências e contextos compartilhados evidenciou a relevância da cooperação internacional no âmbito da CPLP, fortalecendo a troca de conhecimentos entre países de língua portuguesa e a consolidação de redes de vigilância em saúde.
Encerramento e perspectivasNo encerramento, a coordenação do curso destacou o engajamento dos participantes e a importância da formação como instrumento para o fortalecimento da capacidade técnica das equipes de saúde, além de ressaltar a continuidade dos esforços conjuntos entre Brasil e países parceiros da CPLP no enfrentamento das DANTs.