banner novo 2º edição

Atualizado em 18/05/15 15:49.

A 2ª Edição do curso de Especialização de Análise de Situação de Saúde será oferecida pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universi­dade Federal de Goiás (UFG), com financiamento do Ministério da Saúde. Este projeto visa à qualificação de profissionais de Vigilância em Saúde em análise de problemas de saúde, seus condicionantes e determinantes voltados para a realidade dos seus respectivos municípios, estados e Distrito Federal.  O curso será composto por nove módulos, sendo eles: introdução a análise da situação de saúde, metodologia aplicada, análise de dados demográficos, sistemas de informação em saúde, análise de séries temporais na epidemiologia, sistema de informação geográfica aplicado a análise da situação de saúde, análise da desigualdade em saúde, inquéritos populacionais, priorização baseada em indicadores.

Duração do Curso: 15 meses, com início em agosto de 2015 e encerramento em novembro de 2016.

Desenvolvimento do curso: o curso será desenvolvido na modalidade educacional semi-presencial. A carga horária do Curso é de 444 horas, distribuídas em seis módulos presenciais, compondo 108 horas de atividades presenciais e 336 horas à distância, viabilizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Os encontros presenciais serão realizados nas instituições de apoio presencial (Universidade Federal de Goiás/UFG, FIOCRUZ/Recife - Aggeu Magalhães e Escola de Saúde Pública do Parana - ESPP), com datas previamente divulgadas pela coordenação do Curso.

Público alvo: profissionais que atuam no SUS, preferencialmente da área de Vigilância em Saúde.

Quantidade de vagas: serão oferecidas 210 vagas, distribuídas entre as Regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul.

Investimento para participação no curso: curso gratuito para o aluno, oferecido sob demanda e financiamento do Ministério da Saúde.

Inscrições: O edital para seleção de alunos para o Curso será divulgado no mês de Maio

As inscrições serão realizadas online por meio do site do Curso: www.asis.iptsp.ufg.br