topo novo

Atualizado em 30/04/13 09:50.

O curso de especialização de Análise de Situação de Saúde será oferecido pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universi­dade Federal de Goiás (UFG), com financiamento do Ministério da Saúde. Este projeto visa à qualificação de profissionais de Vigilância em Saúde em análise de problemas de saúde, seus condicionantes e determinantes voltados para a realidade dos seus respectivos municípios, estados e Distrito Federal.  O curso será composto por nove módulos, sendo eles: introdução a análise da situação de saúde, metodologia aplicada, análise de dados demográficos, sistemas de informação em saúde, análise de séries temporais na epidemiologia, sistema de informação geográfica aplicado a análise da situação de saúde, análise da desigualdade em saúde, inquéritos populacionais, priorização baseada em indicadores.

Duração do Curso: 15 meses, com início em agosto de 2013 e encerramento em novembro de 2014.

Desenvolvimento do curso: o curso será desenvolvido na modalidade semipresencial. A carga horária do Curso é de 444 horas, distribuídas em seis módulos presenciais, compondo 108 horas de atividades presenciais e 336 horas à distância, viabilizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Os encontros presenciais serão realizados nas instituições de apoio presencial (Universidade Federal de Goiás/UFG e FIOCRUZ/Recife - Ageu Magalhães), com datas previamente divulgadas pela coordenação do Curso.

Público alvo: profissionais que atuam no SUS, preferencialmente da área de Vigilância em Saúde.

Quantidade de vagas: serão oferecidas 150 vagas, distribuídas para a Região Centro-Oeste e Nordeste.

Investimento para participação no curso: curso gratuito para o aluno, oferecido sob demanda e financiamento do Ministério da Saúde.

Inscrições: O edital para seleção de alunos para o Curso será divulgado no período de 02 a 12/05/13

As inscrições serão realizadas online no período 13 a 20/05/13 por meio do site do Curso: www.asis.iptsp.ufg.br